quinta-feira, 25 junho , 2026

Meio milhão de foliões passaram pela região

Os blocos e salões atraíram milhares de pessoas de diferentes localidades do Estado e país. Só em Laguna, mais de
300 mil pessoas brincaram nos cinco dias da Festa de Momo.

Lysiê Santos
Laguna

Uma das festas mais aguardadas do ano no país, o Carnaval, chegou ao fim. E já deixou um gostinho de quero mais! Foram cinco dias de muita música, danças, diversão e azaração em todo o país. Na região, Laguna, que é o município que mais recebe turistas em todo o Sul do Estado, atraiu cerca de 60 mil por dia, e tradicionalmente há mais de 20 anos, o baile das bonecas abriu os festejos – ainda na quinta-feira. As Musas e Bonecas do Bloco da Pracinha movimentaram os foliões.

O evento anunciou que a festa de Momo começava. Neste ano, a cabeleireira Babalu Amorim apresentou as atrações. De acordo com os organizadores, o ato há anos trata da diversidade sexual e a tolerância de gêneros.

O Rei Momo, Anderson dos Passos, o Rochinha, recebeu a chave da cidade do prefeito Mauro Candemil. O concurso de Marchinhas, com paródias do cotidiano lagunense e outros temas, também divertiram o público.

Entre sexta e segunda foram 14 blocos que concentraram mais de 300 mil pessoas. Segundo o secretário de turismo Antônio Ramos Quirino, o município arcou com infraestrutura, segurança, limpeza e banheiros.

Na região da Praça Souza França, no bairro Magalhães, o trânsito passou por mudanças, principalmente no sentindo Mar Grosso/Centro Histórico, onde os motoristas tiveram a atenção redobrada. Durante o Carnaval, não houve registro de mortes e acidentes nas rodovias da região, também não houve congestionamentos significativos como em anos anteriores.

Bloko Rosa arrastou 85 mil foliões em Laguna
Um dos mais tradicionais blocos de Laguna, o Bloko Rosa, arrastou mais de 85 mil foliões na avenida Beira-Mar, no bairro Mar Grosso, em Laguna, atraiu sorrisos e conquistou muitos apaixonados. Nesta edição, mais de 500 profissionais fizeram parte da organização do evento, que é considerado o maior bloco de Carnaval organizado de Santa Catarina e, é reconhecido nacionalmente.
No concorrido camarote da folia cor-de-rosa, do promoter Renato Braz, o ator Caio Castro causou frisson na mulherada. O galã tumultuou a festa, ao lado do modelo e DJ Jesus Luz, que também comandou as pick-ups da folia, com um repertório que misturou progressive e eletro house. Esbanjando beleza e simpatia, a dupla ainda curtiu o trio elétrico do Bloko Rosa.
O momento pedia coreografias para compor os novos hits, os seis mil foliões não perderam nenhuma oportunidade e fizeram bonito na concentração. O setlist foi comandado por um time de peso, destaque para o sertanejo Téo Abreu, o Grupo Jeito Louco e o DJ Paulo Wilson, que incendiaram o palco da folia. A maratona de shows continuou na avenida Beira-Mar (Praia do Mar Grosso), sob o comando da Banda Juízo Final.

Bloco da Eskina trouxe MC Sapão e a magia do circo
O tradicional Bloco da Eskina, de Imbituba, este ano inovou mais uma vez e trouxe toda a alegria e magia do circo para sua festa, além de uma atração nacional de peso, o MC Sapão, considerado um dos maiores nomes do funk brasileiro.
Consolidado como um dos maiores blocos de Carnaval do Sul do país, o Eskina reuniu no domingo mais de cinco mil foliões no Pavilhão Municipal de Eventos e pelas ruas da cidade praiana com seu aguardado Trio Elétrico. No ‘picadeiro’, palhaços, acrobatas, pernas de pau, trapezistas, malabaristas, equilibristas e, muita música, animaram a festa.
Além do funkeiro carioca, o Eskina contou com o cantor Fabio Dunk, presença constante nas melhores casas sertanejas do Estado; os pagodes do Grupo do Gui; a Banda PH7, considerada a melhor banda de Carnaval do sul do Brasil; além do cantor Fábio Hazard e do DJ Poliba, ambos representantes da arte imbitubense. “O Bloco da Eskina é uma das maiores festas de Carnaval do Estado, atrai turistas de toda a região sul do país. Para fazer jus ao sucesso que conquistamos nesses 11 anos de história, resolvemos inovar e trazer uma atração nacional de peso para os eskineiros. Sapão é um dos artistas mais requisitados do Brasil. Buscamos também as melhores atrações regionais e oportunidade aos artistas da cidade. Está será a melhor edição de todas”, afirmou Arthur Rangel Laureano, um dos organizadores.

Em Garopaba, shows reuniram público na avenida
Garopaba também ofereceu diversas opções para quem queria curtir a folia. As festividades de Rei Momo começaram na sexta-feira. A Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento preparou uma extensa programação para receber os milhares de foliões durante os cinco dias de animação.
Além de shows realizados no palco montado na Avenida dos Pescadores, no sábado, domingo e segunda-feira um trio elétrico animou os blocos que desfilaram pela avenida João Orestes de Araújo. Nos três dias os blocos iniciaram os “pulos” de Carnaval às 21 horas.
Além das atrações na Praia Central, a Praia da Gamboa também teve festividades de carnaval. Por lá a animação ficou por conta do Carnaval de blocos com o Bloco dos Sujos, acompanhados por trio elétrico, e show com a banda Styllus. Ainda na Gamboa teve “futegay” no domingo.
Os pequenos também contaram com atrações especiais. A Cia de Dança Atitude e o Teatro Biriba garantiram a alegria da criançada no carnaval infantil realizado no domingo, no Centro Histórico.

2º Carnaval das Antigas animou público em Jaguaruna
A segunda edição do Carnaval das Antigas, promovido pela Banda Folia, em Jaguaruna, superou a expectativa de público, resgatando as antigas marchinhas de Carnaval.
Ao dar início à festa carnavalesca, os integrantes adentraram no palco com fantasias bastante inusitadas. Uma das integrantes da banda, Jéssica Bernardini, fantasiada de policial, chamou os “presidiários 171”, que deram um ar humorístico à banda, oficializando a abertura do evento.
Para os que participaram, ficou o gosto de quero mais e a espera para o próximo ano. “O Carnaval das Antigas é uma festa familiar, onde pais e filhos se divertem juntos, um resgate dos antigos carnavais. Com certeza fica a expectativa para que o evento se repita no próximo ano”, afirmou um dos integrantes da banda Sandro Duarte.

 

Continue lendo

Cachaça de Lauro Müller é eleita melhor destilado do mundo e acumula premiações em quatro continentes

FOTO UNITVSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 8 minutos Cafundó da Serra produz desde 1988 com cana própria e envelhece a bebida por pelo menos 10...

Brasil vence a Escócia, avança em primeiro e anima torcida na Copa do Mundo

FOTO Reprodução Mídias Sociais Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos Com uma atuação convincente, o Brasil venceu a forte seleção da Escócia por 3 a 0...

Vice-prefeito assume interinamente a Prefeitura de Laguna

FOTO PL Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 1 minuto  O vice-prefeito de Laguna, Leandro Schiefler Bento, assumiu interinamente o comando do Poder Executivo Municipal nesta quarta-feira...

Pelo Estado – Governo lança edital de licitação para construção da ViaMar 

 O Governo de Santa Catarina lançou o edital de licitação da primeira etapa da ViaMar, projeto considerado estratégico para melhorar a mobilidade entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado. A nova rodovia tem como principal objetivo reduzir o tempo de deslocamento entre as duas regiões, oferecer uma alternativa à BR-101 e ampliar a capacidade logística de Santa Catarina. A licitação se refere ao lote 4, que vai da...

Guardas de Laguna participam de capacitação em São José

FOTO GML Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Guarda Municipal de Laguna participou de um ciclo de capacitações promovido pela Guarda Municipal de São...

Polícia Civil fiscaliza 207 estabelecimentos em 38 municípios de SC durante a Operação Férias Protegidas

FOTO PCSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina já fiscalizou 207 estabelecimentos em 38 municípios do Estado durante a...

Prefeitura pede colaboração de moradores para limpeza do Rio da Madre

FOTO PMT Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Prefeitura de Tubarão, por meio das Secretarias de Proteção e Defesa Civil e Agricultura, reforça o...

Alesc lança campanha “Diálogo e Paz – Eleições 2026” para estimular respeito e democracia

FOTO ALESC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 6 minutos Com a presença do mascote Pilili, símbolo das urnas eletrônicas que completa 30 anos em 2026, a...